Procurar um celular perdido se torna mais difícil se ele estiver sem bateria ou desligado. Você pode contar com as ferramentas integradas do seu celular e mecanismos inteligentes de rastreamento para recuperá-lo. Usuários de todos os Androids e iPhones podem utilizar certas funcionalidades e aplicativos para descobrir a última localização registrada de seus celulares.
Nós o orientaremos sobre como rastrear um telefone morto, quais ferramentas você precisará e quais ações são seguras para recuperá-lo.
É possível rastrear um telefone morto?
Quando o seu telefone está desligado ou descarregado, ele não consegue informar sua localização atual instantaneamente. Felizmente, existem serviços como o Encontre Meu Dispositivo do Google ou o Encontre Meu Dispositivo da Apple que podem ajudar você a encontrar a localização do dispositivo antes que ele fique offline.
Com esses dados em mãos, você pode tentar se lembrar de onde deixou seu celular da última vez. A precisão dessas informações pode ser melhorada se o celular não estiver online por um tempo, se houver sinais de GPS disponíveis e se o rastreamento de localização estiver ativado.
Para melhorar o rastreamento, alguns serviços estão usando dados de hotspots Wi-Fi locais, sinais de Bluetooth ou da nuvem para ajudar a encontrar um telefone morto. Mesmo que seu telefone esteja desligado, os dados encontrados de onde ele foi visto pela última vez ainda podem ser recuperados.
Como encontrar um telefone Android morto
Mesmo que o telefone esteja offline, é possível rastrear um telefone Android morto. Usando o Google, você pode acessar ferramentas sofisticadas que informam onde seu dispositivo esteve pela última vez antes de ficar sem bateria. Com o Encontre Meu Dispositivo do Google e a Linha do Tempo do Google à sua disposição, você poderá rastrear para onde seu telefone se move e maximizar suas chances de recuperá-lo.
Google Encontre Meu Dispositivo
Use o Google Encontre Meu Dispositivo como sua primeira opção para verificar. Com sua conta do Google conectada e as configurações de localização ativas no seu telefone, você pode usar o Google Encontre Meu Dispositivo para veja a última localização relatada do telefone Android.
Passos:
- Acesse o Google Encontre Meu Dispositivo em um navegador.

- Entre com sua conta do Google.

- Selecione seu dispositivo na lista.

- Verifique a última localização informada no mapa.
Mesmo que o telefone não esteja funcionando, o aplicativo de mapeamento ainda pode revelar a última localização conhecida do seu telefone antes de ele morrer. Além disso, você tem a opção de proteger o dispositivo com senha ou escrever uma nota na tela de bloqueio para uso futuro.
Linha do tempo do Google
A Linha do Tempo do Google Maps registra todos os locais que seu dispositivo visitou graças ao GPS, Wi-Fi e dados móveis. Mesmo que seu dispositivo Android esteja desligado ou não esteja carregando, seu aplicativo pelo menos registrará o que você fez antes, o que o torna muito útil. Essa função é útil quando você precisa revisar sua jornada, verificar seu progresso ou relembrar um ponto anterior.
Passos:
- Acesse a Linha do tempo do Google Maps.
- Faça login com a mesma conta do Google vinculada ao seu telefone.

- Selecione a data em que seu telefone foi perdido.
Usando esse registro, você pode ver a distância percorrida pelo seu telefone antes de desligá-lo; assim, você pode seguir seus rastros de volta.
Como encontrar um iPhone morto
Mesmo que o seu iPhone esteja desligado ou sem energia, você ainda pode localizar seu último paradeiro conhecido usando o aplicativo Buscar da Apple. Veja como você pode rastrear a localização de um iPhone morto.
Encontre meu aplicativo
O aplicativo Buscar da Apple permite que você rastreie seu iPhone perdido ou quebrado sem instalar mais softwares. Ativar esta função permitirá que o aplicativo Buscar da Apple rastreie seu iPhone mesmo quando ele não consegue se conectar ou está desligado. Se esta opção estiver ativada, o iPhone envia sua última localização para o iCloud antes do desligamento.
Passos:

- Entre com seu ID Apple.

- Toque no seu dispositivo perdido.
Se o seu telefone estiver sem bateria, ele mostrará a última localização conhecida. A partir daí, você pode marcar o telefone como perdido, bloqueá-lo remotamente ou obter instruções para chegar até ele.
Usar chamada de voz
Às vezes, é melhor aplicar uma estratégia simples para obter o melhor resultado ao tentar encontrar um telefone sem bateria. Se você não estiver conectado ao seu iPhone, ligue para ele usando outro dispositivo, como o seu outro telefone ou um assistente digital como a Siri. Se a bateria não estiver completamente descarregada, o seu iPhone pode tocar de volta. Você pode perguntar à Siri: "Onde está meu iPhone?" no seu dispositivo pareado ou no HomePod, e ela pode tentar sinalizar se o aparelho estiver por perto e tiver sido usado recentemente.
Usar essas ferramentas significa que você tem alguns privilégios e mais chances de salvar seu iPhone, mesmo que ele esteja fora de vista no momento.
O que fazer se o telefone morto estiver por perto
Se você acredita que seu celular morto está por perto — digamos, perdido em casa ou no carro —, você pode tentar vários truques para localizá-lo. De rastreadores Bluetooth a alto-falantes inteligentes e recuperação de memória, aqui estão maneiras eficazes de encontrar um dispositivo morto por perto sem depender de GPS.
Use um rastreador Bluetooth
Se você tiver um rastreador como Apple AirTag, Tile ou Samsung SmartTag conectado ao seu telefone, use o aplicativo complementar para encontrar a última proximidade conhecida do seu telefone. Esses rastreadores funcionam mesmo com o telefone desligado, pois a etiqueta envia um sinal Bluetooth detectável por outros dispositivos próximos.
Refaça seus passos
Pense onde você usou seu celular pela última vez. Refaça mentalmente seus movimentos e verifique lugares como embaixo de almofadas, dentro de bolsas, perto de assentos de carro ou em volta de estações de carregamento. Muitas vezes, os celulares passam despercebidos nos lugares mais óbvios.
Use alto-falantes inteligentes
Se você já configurou um assistente de voz, como o Google Assistente ou a Amazon Alexa, tente pedir ajuda. Diga:
- “Ok Google, onde está meu telefone?”
- “Alexa, encontre meu telefone.”
Esses comandos podem disparar um som ou localizar o telefone — desde que ele estivesse online antes de desligar. Embora o telefone possa não tocar agora, a última interação pode orientar sua busca.
A combinação dessas técnicas aumenta suas chances de recuperar rapidamente um telefone morto próximo.
Ainda é possível tocar ou pingar um telefone sem sinal?
Não, você não pode tocar ou enviar um sinal sonoro para um telefone depois que ele estiver totalmente desligado ou com a bateria descarregada. No entanto, você pode localizar sua última posição conhecida usando ferramentas como o Encontre Meu Dispositivo (Android) ou o aplicativo Encontre Meu (iPhone). Esses aplicativos registram a localização pouco antes do telefone desligar, oferecendo uma pista valiosa.

Para obter resultados mais precisos, depois que o telefone ligar novamente, use Localização do celularEsta ferramenta rastreia dispositivos Android e iPhones pelo número de celular, atualizando instantaneamente a localização em tempo real quando se reconectam à rede. Embora não possa fazer ping para a localização atual de um dispositivo inativo, ela enviará a última localização conhecida. Isso aumenta suas chances de encontrá-lo antes que outra pessoa o faça.
Perguntas frequentes
- O IMEI pode rastrear um telefone morto?
O rastreamento por IMEI não funciona diretamente para encontrar a localização de um telefone. É usado principalmente por operadoras e pela polícia para colocar dispositivos perdidos na lista negra ou bloqueá-los.
- Como posso encontrar a última localização do meu iPhone offline?
Use o app Buscar ou iCloud.com. Se a opção "Enviar Última Localização" estiver ativada, a Apple armazenará automaticamente a localização do iPhone antes de ele desligar.
- Um iPhone perdido reproduzirá som se estiver morto?
Não, um iPhone desligado não emite som. No entanto, se você configurar a opção "Reproduzir Som" no Buscar, o som será acionado quando ele ligar novamente e se conectar à internet.
Conclusão
Perder um celular quebrado não significa que ele se foi para sempre. Com ferramentas inteligentes como o Encontre Meu Dispositivo do Google ou o Encontre Meu Dispositivo da Apple, você pode rastrear a última localização conhecida do seu celular. Adicione rastreadores Bluetooth para segurança extra e refaça seus passos quando tudo mais falhar. Mantenha a calma, aja rápido e use os recursos certos, como o Localização do Celular, para aumentar suas chances de recuperar seu dispositivo Android ou iPhone perdido.